Ultrassom Focalizado de Alta Intensidade –
Focal One
Uma das opções para o tratamento do câncer de próstata é o Ultrassom Focalizado de Alta Intensidade – Focal One. É uma técnica robótica, minimamente invasiva, que ataca de forma focalizada e com precisão as células cancerígenas e as destrói sob uma temperatura de 90 graus. A tecnologia aplica ondas de ultrassom em toda a próstata ou somente nas partes da próstata atingidas pelo tumor, preservando as demais regiões. Esse procedimento minimiza os efeitos colaterais em comparação aos tratamentos convencionais, como a cirurgia e radioterapia.
O método não substitui a cirurgia ou a radioterapia. Não é todo paciente com câncer de próstata que pode se beneficiar desta opção. É preciso que o homem seja diagnosticado com a doença em estágio inicial ou tenha recidiva depois de radioterapia. É responsabilidade do médico orientar sobre todas as formas de tratamento possíveis e decidir, em conjunto com o paciente, a melhor opção para cada caso.
Benefícios para os pacientes
Evitar cirurgias complexas e eventuais ricos do procedimento, como sangramentos
Reduzir o tempo de realização do procedimento e a alta hospitalar
Destruir as células do câncer de maneira focalizada
Permitir a repetição do procedimento, se for necessário, com menos efeitos colaterais.
Tratar só partes da próstata e preservar os nervos,
Diminuir a incidência de complicações pós-cirúrgicas, como impotência ou incontinência urinária
Como funciona
A eficácia dessa tecnologia no tratamento do câncer de próstata foi evidenciada em artigo publicado na revista "The Lancet Oncology", uma das mais importantes publicações sobre câncer no mundo.
A equipe do IUCR é pioneira no Brasil a utilizar a técnica, desde 2011, e já tratou mais de 350 pacientes.
O paciente recebe anestesia. A sonda, inserida pelo ânus, mapeia a próstata do paciente emitindo ondas de ultrassom
1
Isso gera uma imagem 3D que o cirurgião usa para planejar a intervenção
2
Seguindo as instruções dadas pelo médico, a sonda começa a emitir o ultrassom de alta frequência que aquece e mata o tumor
3
As emissões acontecem a cada dez segundos e esquentam o tecido a 90ºC. Quando o tratamento envolve toda a próstata a duração é em torno de duas horas. Em se tratando de apenas um ponto específico da próstata o tempo médio é de apenas 40 minutos