Antes de responder a pergunta: Por que estou com câncer, é importante saber que o câncer é um conjunto de mais de 100 diferentes tipos de patologias que se desenvolve quando as células de algum órgão ou tecido começam a se multiplicar desordenadamente e sem controle.
Essas células podem se concentrar em um determinado órgão ou tecido ou também podem se espalhar, alcançando outras regiões e dando origem a novos tumores.
Dr. Gustavo Cardoso Guimarães, diretor do IUCR, explica: Por que estou com câncer?
Confira:
Nem todos os tumores são malignos. Os tumores benignos podem crescer e pressionar órgãos e tecidos saudáveis, por isso devem ser tratados, mas eles não invadem outros tecidos e órgãos.
Como a população tem vivido mais tempo é natural observar um aumento progressivo na incidência de casos de câncer no mundo. O envelhecimento acarreta mudanças nas células, uma vez que as células acabam estando expostas por mais tempo a diferentes fatores de risco.
Não há uma causa única para o desenvolvimento do câncer. A grande maioria dos casos, cerca de 90%, têm relação com fatores ambientais, como tabagismo, alimentação, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, exposição ao sol sem proteção, infecção pelo vírus HPV, que atuam alterando a estrutura das células. Somente cerca de 10% são hereditários, passam dos pais para os filhos.
Não se culpe, não ache um culpado. O câncer tem tratamento e quanto antes for diagnosticado e tratado maiores são as chances de sucesso.