Conheça os principais mitos ou verdades sobre o câncer de pênis
1. O câncer de pênis não se desenvolve em homens jovens.
Mito. A maioria dos casos é observada em homens de 50 a 70 anos de idade, mas cerca de um terço dos casos ocorre em homens com menos de 50 anos.
2. O câncer de pênis geralmente causa dor
Mito. O câncer de pênis geralmente tem início na glande e a lesão costuma ser indolor ou pouco dolorosa no início.
3. O câncer de pênis é mais comum em homens com fimose.
Verdade. Em homens não circuncidados, o prepúcio pode, por vezes, tornar-se apertado e de difícil retração. Esta condição é conhecida como fimose e ela pode, muitas vezes, ser evitada retraindo-se o prepúcio ao lavar o pênis.
4. Uma das principais causas do câncer de pênis é a má higiene do órgão
Verdade. O desenvolvimento do câncer de pênis tem relação direta com a má higiene íntima, por isso, é fundamental realizar a higiene diariamente, com água e sabão, inclusive após as relações sexuais ou masturbação.
5. Os homens circuncidados tem menos chance de ter câncer de pênis
Verdade. A cirurgia de circuncisão tem como objetivo a retirada do prepúcio e ocorre com mais frequência na infância, mas pode ser feita posteriormente também. Quando realizada na infância contribui para proteger contra o câncer de pênis. Alguns estudos ainda sugerem um maior risco de câncer de pênis em homens circuncidados quando adultos.
6. O câncer de pênis tem relação com o vírus HPV
Verdade. O Papilomavírus HPV 16 e HPV 18 têm maior relação com o desenvolvimento do câncer de pênis. Por isso, é fundamental o uso de preservativo durante as relações sexuais e a administração da vacina contra o HPV em meninos com idade entre 11 e 14 anos, antes de iniciar a vida sexual.
7. O câncer de pênis não tratado pode levar ao amputamento do órgão.
Verdade. Caso não seja descoberto a tempo, o câncer de pênis pode evoluir para um quadro em que a única opção de tratamento seja amputar o membro.
Para saber mais sobre o câncer de pênis, acesse: https://www.iucr.com.br/cancer-penis