A mamografia e o ultrassom das mamas são exames de imagens diferentes, mas complementares na investigação de doenças da mama, entre elas, o câncer de mama.
Em conjunto, esses exames são fundamentais para o diagnóstico precoce, que amplia as chances de cura da doença.
Entendendo a mamografia?
A mamografia constitui o principal exame de rastreamento do câncer de mama. A Sociedade Brasileira de Mastologia recomenda que todas as mulheres a partir dos 40 anos realizem o exame anualmente. Já se houver histórico de câncer na família entre parentes de primeiro grau (mãe e irmã), a primeira mamografia deve acontecer dez anos antes da idade da parente que teve a doença.
O exame de mamografia é feito por meio do mamógrafo, um equipamento que funciona como se fosse um raios-x das mamas e com baixas doses de radiação.
O exame consegue detectar nódulos imperceptíveis ao toque, com menos de 1 cm, além de calcificações, assimetrias e distorções da arquitetura mamária habitual.
Com a tecnologia digital, a mamografia passou a entregar imagens ainda mais detalhadas. Depois, com a tomossíntese mamária ou mamografia 3D, as imagens ficaram ainda melhores.
Já falamos sobre a mamografia. E o ultrassom das mamas, como funciona?
Já o ultrassom das mamas é um exame que utiliza tecnologia de emissão de ondas sonoras para formar as imagens. É feito por médico radiologista ou ultrassonografista e permite diferenciar lesões císticas (conteúdo líquido) das sólidas; avaliar de maneira precisa a forma e as margens de cada achado. Assim, fornece informações que podem sugerir se a lesão é maligna ou benigna, diagnóstico que só poderá ser confirmado por meio de biopsia.
O exame de ultrassom é indicado para mulheres com mamas mais densas – excesso de tecido fibroglandular, uma característica comum em mulheres mais jovens, antes dos 50 anos. Para esse perfil de paciente, a mamografia não apresenta uma sensibilidade tão grande para identificar lesões e nódulos que podem estar escondidos nas glândulas. Esse é um caso clássico de indicação de ultrassonografia como complemento da mamografia.
Conheça os fatores de risco do câncer de mama
ser mulher e ter idade acima de 50 anos
primeira menstruação precoce (antes de 12 anos)
menopausa após os 55 anos
mulheres que nunca tiveram filhos
mulheres que efetuaram uso de reposição hormonal (acima de cinco anos) na menopausa
presença de histórico da doença na família
obesidade
consumo de álcool
tabagismo
Conheça os principais sintomas do câncer de mama
Caroço ótimo à região dos seios ou embaixo do braço, ou nas axilas.
Dores na mama ou no mamilo
Inchaço na região da mama
Coceira contínua e sem causa conhecida na mama, particularmente de um lado só
Saída de fluídos pelos mamilos
Vermelhidão ou descamação da mama ou do mamilo
Retração da pele ou do mamilo e inversão do mamilo