top of page

Câncer de próstata pode acontecer em homens jovens?

O câncer de próstata está relacionado, em termos de incidência - que é o indicador que expressa o número de casos novos em uma população – a homens acima dos 50 anos. No entanto, isso não quer dizer que a doença não possa acometer os mais jovens.


Câncer de próstata

São casos raros, mas podem acontecer. Basta lembrar que há uma série de fatores de risco relacionados ao desenvolvimento da doença, entre eles os ambientais (tabagismo, consumo excessivo de álcool, obesidade, entre outros) e os genéticos. No caso de homens jovens, a herança genética pode ser um fator importante.


Um estudo promovido pela plataforma Observatório de Oncologia mostrou aumento de 5% na incidência de casos de câncer de próstata entre jovens de 20 anos nas duas últimas décadas - de 1997 a 2016. Para essa pesquisa, foram usados dados do Registro de Câncer de Base Populacional e do Atlas Online de Mortalidade, ambos do Instituto Nacional do Câncer (INCA). No entanto, a explicação para isso pode não estar relacionada, necessariamente, a um aumento do número de casos de câncer de próstata entre jovens. Deve-se considerar questões, como uma maior busca por acompanhamento médico por parte desse público, que resulta em mais diagnósticos.


As diferenças do câncer de próstata de acordo com a idade


Um aspecto bastante interessante é que o câncer de próstata em homens mais velhos e em homens mais jovens apresentam diferenças. Por exemplo, em geral, o câncer de próstata em homens mais jovens costuma ser mais agressivo, com evolução mais rápida que a doença que acomete os mais velhos. Assim, em caso de diagnóstico, o tratamento deve ser realizado imediatamente.


Já em homens com idade acima de 65 anos, muitas vezes, o tumor é classificado como indolente. Há casos em pacientes mais idosos, inclusive, que ao invés de tratar a doença, o mais indicado é a vigilância ativa do tumor, ou seja, o acompanhamento.


O diagnóstico de câncer de próstata em jovens adultos é um grande desafio, principalmente, pela falta de suspeita clínica, uma vez que é uma doença prevalente em idades avançadas.


Em pacientes jovens, os sintomas mais comuns de câncer de próstata, como dificuldade em urinar, dor pélvica ou presença de sangue na urina, podem ser creditados a patologias mais comuns a essa faixa etária mais jovem, atrasando o diagnóstico e o tratamento.

 

bottom of page