Especialidades
Nós do IUCR somos especialistas na prevenção, no diagnóstico, tratamento e seguimento do câncer. Atuamos nas áreas de Uro-Oncologia, Cirurgia Oncológica Pélvica e Oncologia Clínica e na aplicação de inovadoras tecnologias cirúrgicas, como cirurgia minimamente invasiva, cirurgia robótica e ultrassom focalizado de alta frequência.
A informação referenciada é uma ferramenta importante para auxiliar todas as pessoas a conhecerem mais sobre a doença, se prevenir e estar ciente das possibilidades de tratamento. Aqui em nosso site temos uma área dedicada à informação sobre os tipos de câncer e tratamentos.
É importante iniciar entendendo O QUE É O CÂNCER:
O corpo humano é formado por trilhões de células que se multiplicam por meio de um processo chamado divisão celular. Em condições normais, esse processo é ordenado e controlado e é responsável pela formação, crescimento e regeneração dos tecidos saudáveis do corpo.
O câncer ocorre quando as células de algum órgão ou tecido começam a se multiplicar desordenadamente e sem controle. Essas células podem se concentrar em um determinado órgão ou tecido do corpo, sendo caracterizada como tumor primário. Porém, também podem se espalhar, alcançando outras regiões e dando origem a novos tumores. Esse processo se chama metástase.
Independentemente do local para onde a doença se espalhou, o tipo de câncer leva o nome do local de origem, ou seja, do tumor primário. Por exemplo, o câncer de próstata que se espalhou para os ossos é chamado de câncer de próstata metastático, e não tumor ósseo.
Assim como o corpo humano é composto por diferentes
tipos de células, também existem mais de 100 tipos diferentes de
câncer. Cada tipo tem um comportamento e características
genéticas e moleculares diferentes e, portanto, tratamentos
diferentes. Mesmo quando duas pessoas têm o mesmo tipo de câncer
a conduta de tratamento também pode ser diferente. É o médico oncologista
que vai avaliar as diversas variáveis e características do tipo de tumor e o
perfil do paciente para determinar o plano de tratamento individualizado e mais
eficiente para cada caso.
Com diagnóstico precoce, as chances de sucesso no tratamento superam 90%.
Tumores Benignos
Nem todos os tumores são malignos. Os tumores benignos podem crescer e pressionar órgãos e tecidos saudáveis, por isso devem ser tratados, mas eles não invadem outros tecidos e órgãos.
Estimativas do Câncer
Segundo o Instituto Nacional do Câncer, Inca, estima-se que haverá aproximadamente 704 mil novos casos de câncer no Brasil no triênio 2023-2025
As Causas do Câncer
O processo de desenvolvimento do câncer, em sua maioria, ocorre lentamente, podendo levar vários anos para que uma célula cancerosa se prolifere e dê origem a um tumor visível. Suas causas são variadas, podem estar relacionadas a fatores ambientais ou fatores genéticos.
Para ter ideia, a origem de 9 em cada 10 casos da doença têm relação com fatores ambientais, seja por comportamentos nem sempre saudáveis ou pela exposição a fatores e agentes de diferentes origens e que muitas vezes podem ser evitados. Esses fatores de risco ambientais são denominados cancerígenos ou carcinógenos e atuam alterando a estrutura das células. Somente cerca de 10% dos cânceres estão associados a fatores genéticos.
Como a população tem vivido mais tempo é natural observar um aumento progressivo na incidência de casos de câncer no mundo. O envelhecimento também acarreta mudanças nas células o que aumenta o risco de desenvolvimento da doença, uma vez que as células das pessoas idosas estiveram expostas por mais tempo a diferentes fatores de risco. Quanto mais tempo o individuo vive, mais riscos ele tem de desenvolver a doença.
Fatores de Risco
Tabagismo
Excesso de ingestão de bebida alcoólica
Obesidade
Alimentação desequilibrada, consumo excessivo de carnes vermelhas, embutidos, defumados e alimentos industrializados
Sexo sem proteção
Exposição a poluentes ou substâncias tóxicas, como amianto, arsênico e níquel
Exposição prolongada aos raios solares sem proteção
Radiação
Remédios à base de hormônios
Envelhecimento: o risco duplica a cada cinco anos após os 25 anos de idade
Infecções virais, como HPV e hepatite B
Herança genética
Prevenção do Câncer
É possível adotar medidas que diminuam o risco de desenvolvimento da doença por relação com fatores ambientais. O resumo dessas medidas é a adoção de um estilo de vida saudável, o que inclui:
-
controlar o peso
-
praticar exercícios físicos regularmente
-
ter uma alimentação equilibrada, rica em verduras, legumes e frutas, evitando excesso de sal, açúcar, carnes vermelhas, embutidos, defumados e alimentos industrializados
-
não fumar
-
consumir bebidas alcoólicas moderadamente
-
praticar sexo com proteção
-
se expor ao sol somente nos horários recomendados e com o uso de protetor solar
É importante lembrar que com o diagnóstico precoce as chances de sucesso no tratamento do câncer podem superar 90%. Por isso, é fundamental estar atento aos sintomas e fazer os exames de rotina regularmente. Procure sempre um médico.