Câncer de Rim
Os rins são um par de órgãos localizados na parede póstero-superior da cavidade abdominal um a cada lado da coluna vertebral. Ambos estão protegidos pela parte inferior da caixa torácica. Sobre cada um dos rins estão as glândulas suprarrenais. Os rins tem a função principal de filtrar o sangue e remover o excesso de água, sal e resíduos pela urina. A urina segue pelos ureteres até a bexiga, onde é armazenada até o momento de ser eliminada.
Embora o carcinoma de células renais se desenvolva como uma massa única (tumor) dentro do rim, às vezes, existem 2 ou mais tumores em um dos rins ou em ambos simultaneamente. Os tipos de câncer de rim podem ser:
-
Carcinoma de células renais (CCR): é o tipo mais comum, também conhecido como câncer de células renais ou adenocarcinoma de células renais. Corresponde a cerca de 90% dos cânceres renais. Os tipos de carcinoma de células renais incluem alguns subtipos: carcinomas de células claras, papilares, cromófobos, CCR do ducto coletor, CCR cístico multilocular, Carcinoma medular, Carcinoma tubular mucinoso e de células fusiformes, CCR associado ao neuroblastoma.
-
Carcinoma urotelial: câncer do trato urinário que ocorre no rim ou no ureter. Esses carcinomas se iniciam no revestimento da pelve renal e esse revestimento é constituído por células de transição que se parecem com as células que revestem os ureteres e a bexiga. Os cânceres que se desenvolvem a partir destas células são parecidos com outros carcinomas uroteliais, como o de bexiga.
-
Tumor de Wilms: câncer renal infantil.
Segundo o Instituto do Câncer (INCA) estima-se 6.270 novos casos de câncer de rim em 2018.
Informe-se sobre outros tipos de câncer:
Fatores de Risco
O maior risco de câncer renal é o tabagismo. Outros fatores são:
Idade: a maioria dos casos ocorre após os 50 anos.
Sexo: os homens têm duas vezes mais chances de ter câncer de rim do que as mulheres
Obesidade
Pressão alta
Exposição ao asbesto, ao cádmio e ao coque (usados na fabricação de aço), benzeno, herbicidas e solventes orgânicos
Doença renal avançada e uso prolongado de diálise
Raça: os afro-americanos têm uma taxa ligeiramente maior de câncer renal
Condições genéticas: doença de von Hippel-Lindau ou carcinoma de células renais papilífero hereditário
História familiar de doença renal
Sintomas
O câncer renal, geralmente, no início não apresenta sintomas. Nem sempre os sintomas abaixo caracterizam o câncer, eles podem estar associados a outras doenças. É importante sempre procurar o médico ao perceber algumas alteração.
-
sangue na urina (hematúria)
-
caroço ou massa na lateral ou na parte inferior das costas
-
febre sem explicação por algumas semanas
-
perda de peso sem justificativa
-
anemia
-
dor persistente na lombar, no abdômen ou na parte inferior das costas
-
fadiga
-
inchaço dos tornozelos e pernas
Diagnóstico
A maioria dos casos é diagnosticado no momento da avaliação de algum outro problema de saúde ou check-up de rotina. Não há um exame de sangue ou mesmo de urina que possa detectar o câncer de rim. É necessária a realização de um conjunto de exames:
-
Exames de sangue
-
Exames de urina
-
Exames de imagem (ultrassom, tomografia computadorizada e ressonância magnética)
-
Biópsia, com a remoção de uma amostra de tecido do rim, que é enviada e testada em laboratório
O diagnóstico precoce permite ao médico identificar o tumor quando ele está em estágios iniciais e quando as chances de sucesso no tratamento são muito maiores.
Estadiamento
O estadiamento é a forma de classificação do tumor considerando a sua extensão e ou o quanto ele afetou os gânglios linfáticos ou outros órgãos, o que auxilia o médico na definição da melhor conduta terapêutica.
Estágio 1
o tumor mede até 7 cm e está localizado apenas no rim
Estágio 2
o tumor mede mais que 7 cm e está localizado apenas no rim
Estágio 3
o tumor aumenta de tamanho e se expande para além do rim e atinge o tecido que circunda o órgão, podendo se propagar até um nódulo linfático próximo
Estágio 4
o tumor se espalha para múltiplos nódulos linfáticos ou, ainda, para partes distantes do corpo, como o osso, fígado e pulmões – metástase